Jesus Te Ama

Spider

sábado, 17 de maio de 2014

Como evitar o pecado


  QUE se for errado fazer uma certa coisa, e também errado nutrir em sua mente pensamentos dessa mesma coisa?
“Todos pecaram”, dizem as Escrituras – Romanos 3:23.
Afinal de contas, o que vem a ser o pecado?
Satanás deve saber – pois ele é a influência invisível que controla o rumo seguido por este mundo.  Hollywood é considerada por muitos como a “Meca” mundial do pecado.  As bancas de jornais em Hollywood costumavam vender um livrinho mundano, escrito em estilo suave, “alegre” e satírico, entitulado:  “Como pecar em Hollywood”.  Ele dava a definição da palavra pecado.  E a definição era expressiva, não muito afastada da verdade.  Aqui esta:  “Pecado é o ato de refletir na mente pensamentos que você não devia pensar, sobre coisas que não devia estar fazendo enquanto pensa essa espécie de pensamentos.”
Deus define assim:
“Pecado e a transgressão da lei” (1 João 3:4) – a Lei de “AMOR”, definida pelos Dez Mandamentos. Jesus disse:
“O que sai do homem isso contamina o homem, porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza [todos violações da Lei – dos Dez Manda-mentos] …” (Mc 7:20-22).
“Todos pecaram” dizem as Escrituras.  E qual o homem, especialmente qual o cristão, que não haja, repetidas vezes, enfrentado a mesma luta contra o pecado, descrita pelo apóstolo Paulo?
“Não faco o que prefiro, e, sim o que detesto … porque não faco o bem que prefiro, mas o mal que não quero esse faco” (Rm 7:15, 19, ARA).
Quem é aquele que não haja perdido essa luta, muitas vezes, talvez?
Naturalmente que nenhum homem, por si próprio, consegue viver acima do pecado.
“Com os homens é impossível”, disse Jesus, “mas com Deus todas as coisas são possíveis”.  E Paulo continua a mostrar (Rm 8:4, 14) que o único livramento deste “corpo de morte” é por meio de Jesus Cristo e do poder do Espírito Santo de Deus – “para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito … esses são filhos de Deus”.
Sim, porem temos nossa parte nisso também.  E tudo acontece na mente.
O ARREPENDIMENTO do pecado significa, literalmente, uma mudança nos pensamentos com respeito ao pecado.  Se nos arrependemos, e somos batizados, aceitando Jesus Cristo como Salvador, a promessa e que RECEBEREMOS o dom do Espírito Santo “e vos renoveis no espírito do vosso sentido [vossa mente]” (Ef 4:23).  A presença do Espírito Santo é a renovação da mente.
Como é que o pecado ocorre realmente?
“… Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência [desejo].  Depois havendo a concupiscência [o desejo NA MENTE] concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15).
A TENTAÇÃO ocorre no intelecto do homem.  Quando você pensa sobre aquilo que lhe está tentando – permitindo a sua mente pensar nisso – revira-o na mente – seja o desejo de ir a algum lugar, ou fazer alguma coisa, ou adquirir algo que você sabe ser errado – essa atividade de pensamento, finalmente, concebe – leva a ação – e gera o pecado.
Ao final você acaba fazendo o que cultivou no pensamento, desejando fazer.
Se você ficar pensando sobre isso, demoradamente, depois de certo tempo será incapaz de resistir.  Essa é a razão por que perde tantas vezes as lutas contra o pecado – você continuou pensando nele, desejando-o, querendo-o.
A maneira de evitar, portanto, o pecado, é deixar o Espírito de Deus preencher a sua mente.  “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são daqui da terra” (Cl 3:2).
O meio para expelir algo da mente é introduzir nela um pensamento oposto.  Tantas vezes tenho notado casais se esforçarem para “calar” seu nenê quando chora.  Existe algo causando-lhe dor que deveria ser removido, ou algo na mente que lhe causa o choro, ou inquietação.  Apenas dizendo “psiu!”, ou mandando o nenê ficar quieto, não traz, geralmente, resultado satisfatório.
Nós criamos nossas quatro crianças, e há muito tempo aprendi o truque para calar o nenê, simplesmente, mudando-lhe o objeto de atenção por um outro qualquer.  Em vez de mandá-lo calar, atraia-lhe a atenção com algo novo, experimentava interessá-lo nesse objeto (freqüentemente usava minha caneta, com excelentes resultados) – e antes que o percebesse a criança se esquecia de seu choro.
Experimente usar esse mesmo método consigo próprio.  Mas ao invés de coisas materiais ou – mundanas, a pessoa madura usará a auto-disciplina e refletirá na mente coisas espirituais.  Abra a sua Bíblia.  Absorva-se no estudo de algum assunto espiritual.  Da próxima vez que estiver sendo tentado, experimente-o! Peça a Deus em oração para lhe ajudar.  E verá que rapidamente começará a vencer a tentação e o pecado, e que maravilha será o seu crescimento espiritual e de CARÁTER!